CRIATIVIDADE, quem tem, tem. Quem não tem pode conseguir.
Aqui você encontra sugestões para seus encontros de catequese e dicas de atividades, mensagens e fica por dentro de todos os eventos direcionados a catequistas da região.

SEJA BEM- VINDO!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PANQUECAS



Marcos, no auge de seus seis anos de idade, levantou-se mais cedo em uma manhã de sábado disposto a preparar uma boa surpresa para seus pais. Queria fazer panquecas para o café da manhã.
Ele pegou uma tigela e uma colher, puxou uma cadeira, abriu o armário e pegou a pesada lata de farinha. Acabou derramando toda a farinha pelo chão. Com as mãos, ele recolheu um pouco de farinha e jogou na tigela, misturando uma xícara de leite e acrescentou um pouco de açúcar, enquanto deixava no chão um rastro de todos os seus passos. Tinha também algumas pegadas de seu gatinho. Marcos estava coberto de farinha e frustrado.  Ele queria preparar uma boa surpresa para sua mãe e para seu pai, mas estava estragando tudo. Ele não sabia como fazer o fogão funcionar.
De repente ele viu o gatinho lambendo a tigela com a mistura e o expulsou da cozinha, mas acabou derrubando uma cartela de ovos no chão. Freneticamente tentou limpar aquela monumental bagunça, mas escorregou nos ovos, deixando lambuzado o seu pijaminha. Foi aí que ele viu seu pai parado na porta da cozinha.
Assustado, Marcos arregalou os olhos. Tudo o que queria fazer era preparar uma boa surpresa, mas o que ele conseguiu mesmo foi uma terrível bagunça. Ele estava certo que levaria uma tremenda bronca. Mas o seu pai apenas o olhava. Então, atrevessando cuidadosamente aquela bagunça, ele apanhou o filho, o abraçou e o acariciou, sujando também o seu próprio pijama.
E é assim que somos tratados por Deus. Algumas vezes tentamos fazer algo de bom, mas erramos em algum ponto e provocamos uma tremenda bagunça. Em nosso casamento um pouco arranhado, quando insultamos um amigo, quando não executamos nosso trabalho como deveríamos, quando não cuidamos direito de nossa saúde, enfim, vivemos fazendo bagunça. Às vezes, nos colocamos em lágrimas por tudo de errado que fizemos. É quando Deus nos coloca ao colo, nos ama e nos perdoa, apesar de nossas bagunças.
Porém não é certo que, só porque não queremos fazer confusão, deixaremos de tentar fazer panquecas para Deus e para os outros.
Autor desconhecido

terça-feira, 28 de setembro de 2010

COMO "MATAR" A SUA IGREJA

1. Não freqüente as atividades paroquiais com assiduidade, mas quando você for lá, procure algo para reclamar. Com certeza você sempre vai encontrar. Fique de olho. Explore isto!

2. Ao comparecer a qualquer atividade, dedique-se em encontrar falhas nos líderes. Veja se o padre ou dirigentes estão fazendo as coisas corretas. Se encontrar falhas, fale, espalhe para os outros. Critique de verdade. Agora, quanto às coisas boas que fazem ou dizem, não comente nada, não elogie, fique na sua, em absoluto silêncio.


3. Nunca aceite missão, compromisso ou incumbência alguma; lembre-se que é mais fácil criticar do que realizar.


4. Se o padre ou o Conselho Paroquial, ou qualquer outra liderança pedir sua opinião sobre um assunto importante, responda que não tem nada a dizer e depois espalhe como deveriam ser as coisas, de acordo com a sua “opinião”. 


5. Não faça mais que o absolutamente necessário, nunca se coloque à disposição para nada, espere ser convidado para que você tenha prestígio diante dos outros; porém, quando o padre e seus auxiliares estiverem trabalhando com boa vontade e interesse para que tudo corra bem, afirme que sua igreja está sendo dirigida e dominada por um grupinho.


6. Não leia os boletins de sua igreja; afirme que neles não há nada de interessante e que eles deveriam ser diferentes. Mas não ajude a fazê-los!


7. Se você for convidado para qualquer serviço, simplesmente seja esperto (a) e recuse. Alegue que você não tem tempo e depois critique com a seguinte afirmação: “por que não fazem tal coisa assim?”


8. Quando você tiver qualquer problema de relacionamento com o padre, ou qualquer líder, procure vingar-se fazendo acusações mentirosas e divulgando “erros” por eles cometidos. Não será difícil, pois eles, como todas as pessoas humanas, estão cheios de falhas.


9. E quando ouvir alguma fofoca, conte a outros rapidamente, mesmo que você saiba que a fonte não é confiável e que o correto é ouvir os dois lados.


10. Sugira, insista e cobre a realizações de cursos, palestras, encontros, reuniões, mas, quando forem realizados, não se inscreva nem compareça. Depois critique dizendo que não é feito nada.


11. Após tudo isso, quando sua igreja não tiver mais reuniões, boletins, encontros, trabalhos de evangelização, etc., estufe seu peito e diga: “Eu não disse que isso ia acontecer?”


Autor desconhecido

PAI-NOSSO DO CATEQUISTA


PAI - NOSSO QUE ESTAIS NO CEU,
Pai de todos nós, vossos seguidores
Pai presente na missão de todos os catequistas
Pai que estais presente nos catequizandos que formamos
Pai, primeiro catequista da humanidade e mestre de sabedoria.
SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME;
Santificado seja o vosso nome nas palavras que pronunciamos
Santificado seja o vosso nome no tempo que dedicamos aos catequizandos
Santificado seja o vosso nome pelo catequista que somos.
VENHA NOS O VOSSO REINO,
Reino de paz e humanidade
Reino de fé e Constancia
Reino de forca e coragem
Reino de serviço e doação.

Amém. 

PROCURA-SE UM CATEQUISTA