CRIATIVIDADE, quem tem, tem. Quem não tem pode conseguir.
Aqui você encontra sugestões para seus encontros de catequese e dicas de atividades, mensagens e fica por dentro de todos os eventos direcionados a catequistas da região.

SEJA BEM- VINDO!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como ser Catequista de Iniciação Cristã?



1.Como ser Catequista de Iniciação Cristã?
1.1.   Se o catequista não passar por um processo de iniciação cristã, sua catequese não mudará nada. Ele mesmo deve ser um iniciado à fé. Por isso ele deve ser pessoa convertida, evangelizada, entusiasmada. Pessoa de oração diária, que fez a experiência do amor de Deus e dá catequese como um ato de amor. O catequista reflete em seu rosto a alegria, o entusiasmo, o encantamento por Jesus Cristo, seu reino e sua Igreja. Transmite uma experiência de vida, não uma teoria, nem uma doutrina racional e vazia.

1.2.   O Catequista deve dar catequese com alegria. Os catequizandos são tocados pela alegria do catequista. Esta alegria toca, convence, inflama, atrai as pessoas ao seguimento de Jesus. Quanto mais alegria, tanto mais a catequese será agradável e convincente. A alegria é sinal da fé, manifesta a experiência feita do amor de Deus e o desejo de comunicá-la. O bom catequista tem fé, competência e metodologia, mas transmite tudo isso através da alegria.

1.3.   O catequista que tem Iniciação Cristã fez a experiência do amor de Deus e quer mostrar, ensinar, divulgar a experiência do amor de Deus. Este amor vivido desperta o coração dos ouvintes. Quanto mais o catequista ama sua sala, seus catequizandos, tanto mais vai cativá-los no amor de Deus. Assim, os catequizandos sentirão a alegria de descobrir que são amados por Deus.

1.4.   A catequese de Iniciação Cristã começa mostrando quanto amor Deus tem por nós, dando-nos Jesus na manjedoura, na cruz e no sacrário. A morte e ressurreição de Jesus são grandes provas do seu amor. O centro da catequese é mistério pascal, a morte e ressurreição de Jesus, por amor de nós. Assim toda a Escritura Sagrada é uma carta de amor. Os sacramentos são gestos, abraços e beijos do amor de Deus. Até o sofrimento, enquanto chance de conversão e crescimento, é também amor de Deus, advertência e providencia de Deus para o nosso bem. A Igreja é mãe amorosa que nos acolhe, batiza, crisma, perdoa, alimenta e reza por nós. A catequese é um ato de amor de Deus e da Igreja para nossa felicidade e salvação.

1.5.   Uma catequese dada com amor e por amor e dada com alegria, suscita no coração do ouvinte a esperança de ser melhor, o desejo de mudar, a aspiração de se converter e se salvar e de ajudar os outros a descobrir este amor.

1.6.   O catequista da Iniciação Cristã faz diariamente a meditação da Palavra de Deus, tem seu ritmo de silêncio, de escuta, de oração pessoal, precisa permanecer na “escola da Palavra” para interiorizar a mensagem e comunicá-la com ardor. É um contemplativo que transmite o que armazena em seu coração. A boca fala do que vem do coração. Na iniciação Cristã acontece a catequese apostólica: “Chamou-os, para estar com Ele e enviou-os a evangelizar” (Mc 3, 14-15).

1.7.   O Catequista de Iniciação Cristã tem quatro pilares nos quais se afirma: 1) Oração diária, vida de oração que brota da fé. Deve ser mestre de oração. 2) Competência: é uma pessoa que estuda, faz cursos, tem o habito de leitura, procura cultivar-se. 3) É humano, isto é, tem cuidado, carinho, amor, ternura e responsabilidade pelos catequizandos. Tem um amor exigente que leva a sério sua missão. 4) Tem pedagogia e metodologia de ensino.


(* Dom Orlando Brades - arcebispo de Londrina/Pr)
05/03/2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

XII Encontrão de catequistas (cronograma)



7h30min – inscrição e entrega do material aos coordenadores(Quadra)
                    Arrumar o stand de sua paróquia
8h – Santa missa
9h 15min - Animação e café da manhã (quadra)
9h 45min – Abertura com a palavra da Equipe de Coordenação do Vicariato
9h 50min – Irmãs – dinâmica de entrosamento
10h – 1º. Tema: Doc 97 Iniciação à vida cristã
10h 40min – Dinâmica e/ou reflexão
10h 50 min– 2º. Tema: Doc 97 Iniciação à vida cristã – O que é?
11h 30min – Dinâmica e/ou reflexão
11h 40min – Apresentação dos livros a serem adotados na catequese da Diocese e outros materiais
12h – Almoço
13h – Retorno/animação
13h 10min – Trilha catequética
13h 50min –Irmãs  com jogos bíblicos e outros
14h 20 min – 3º. Tema: Iniciação à vida cristã... Como?
15h 10min – Dinâmica e/ou reflexão
15h 20min – 4º. Tema: Doc 97 Iniciação à vida cristã... Para quem... com quem contamos?
16h 10min – Conclusão e perguntas
16h 40 min – Homenagens e sorteio para o V Encontro Vocacional e XIII Encontrão de Catequistas/2011
16h 50min – Oração final e lanche

XII ENCONTRÃO DE CATEQUISTAS


"Jesus Cristo quis formar uma comunidade de catequistas. Antes de enviá-los em missão para que fizessem ecoar a Boa Notícia do Reino a todos, especialmente aos pobres, fez questão de prepará-los bem. Sabia que não bastaria que eles conhecessem muitas coisas mas que, principalmente, fossem amigos e apaixonados pela obra que iriam realizar." (Ecoando, Ano II n. 6)
Venha participar conosco, se você tem experiência venha partilhar, se está iniciando venha conhecer as novidades da Iniciação à Vida Cristã, lembre-se sempre VOCÊ  FOI  ESCOLHIDO.



DINÂMICAS


Dinâmicas Quebra-Gelo (descontração)
Caça ao tesouro

Objetivo: ajudar as pessoas a memorizarem os nomes umas das outras, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.

Para quantas pessoas: cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é interessante aumentar o número de questões propostas.

Material necessário: uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.

Descrição da dinâmica: o coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem.

A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.

1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus;
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes;
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade;
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras;
5. Alguém que use óculos;
6. Alguém que esteja com uma camiseta da mesma cor que a sua;
7. Alguém que goste de verde-abacate;
8. Alguém que tenha a mesma idade que você;
9. Alguém que seja torcedor do ...... (time local).
10. Alguém que  não tenha um animal de estimação.

Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, dependendo do tipo e do tamanho do grupo.